Como é viajar pela 3ª idade

Episódio 2 

Coisinhas que ora divertem, ora desafiam


Ficar velho é...
Bora deitar falação sobre esse negócio de viver a tal 3ª idade? Como está no subtítulo ali em cima, há coisas divertidas, desafiadoras e, não muitas (não?), irritantes. Então, vamos lá: Ficas velho é... irritar-se com coisas que você, não raramente, adorava. Foguetes, por exemplo. Era divertido ouvir os estrondos. Era tão bom que a molecada se reunia para estourar bombinhas de "são João" - sim, eram facilmente encontradas nessa época e bem difícil nos demais meses do ano. O que era divertido vira uma amostra da filial do inferno na 3ª idade. Cada "tiro" dos 12 de alguns foguetes é como uma espetada do tridente de um diabinho na alma.
A 3ª idade é assim mesmo. Irritações de monte com coisinhas que não irritavam antes. Até o velho estômago passa a irritar-se com alguma bebida ou comida que antes fora prazerosa. E cá entre nós, não há quase nada mais irritante na velhice que estômago tão temperamental. Não existe na velhice ninguém que tenha estômago "de avestruz", que come e bebe de tudo e nada faz mal.

E ficar velho é... sentir medo de certas situações que antes não eram sequer prova de coragem. Trepar numa árvore, por exemplo. Antigamente, bem lá atrás, as mangueiras eram imensas. As mães usavam um bambu comprido como uma lata pregada na ponta para colher as frutas maduras que ficavam em galhos mais  altos. E a molecada? Subia acima do alcance do bambu e colhia mangas. Muitas vezes as comiam lá mesmo, nas grimpas. Atualmente, apenas os adultos veem o risco mortal que existe nisso, mas são os de 3ª idade que "enxergam" mais à frente: projetam o galho quebrando e o netinho ou bisneto sapeca despencando lá de cima. Ficam com o "coração na mão" até o moleque ou moleca voltar a pisar no chão. Hoje já não existem mangueiras tão altas. Com uma vara de 2 metros da para colher os frutos que se avista. Essas mangueiras viraram anãs.
Falar nisso, deu vontade de comer uma manga. Sim, comer porque as mangas agora não ficam madurinhas, apodrecem antes. Chupar manga sabina, bourbon, comum ou espada? Só na memória dos viajantes pela 3ª idade. Espere aí que a geladeira me convida a comer uma dessas mangas modernosas que nem fibras tem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog